top of page
Buscar
  • NYBC S. Prochownik

Botões, saiba como usar!


Para passar a linha e podem ser pregados à mão ou à máquina. O sistema de fechamento é através de casas feitas no tecido. Abaixo alguns tipos desses Botões Costuráveisžž- a sua principal característica é que tem furos botões. A medida desse tipo de botão é em polegadas (“) ou milímetros (mm).

  • Botão bombê ou forrado – é um botão composto de duas partes, sendo uma base ou pé com furos para passar a linha e a parte superior, feita geralmente em alumínio, que é forrada com o próprio tecido da roupa e prensado em uma máquina. Para esse processo utilizam-se matrizes, que variam conforme o tamanho do botão.

  • Botão de massa – botões feitos de materiais sintéticos, podem ter os mais diversos formatos e cores.

  • Botão de acrílico – geralmente são um pouco transparentes, podendo ser perolados. São botões muito resistentes.

  • Botão de metal – são fabricados em ferro, latão ou ligas metálicas mistas, pois estas barateiam o produto e alguns metais misturados ao ferro evitam a oxidação, um problema muito inconveniente.

  • Botão de madeira – podem ser artesanais ou industrializados. Em geral necessitam de um tratamento para evitar fungos e manchas no tecido.

  • Botão de poliéster – esses botões são muito comuns na camisaria. Entre eles estão os famosos botões rajados na clássica camisa pólo.

  • Botão de material reciclado – já são feitos botões partir de papel reciclado, sêmola de batata, milho, marfim-vegetal, algodão, restos de madeira, plantas e frutos. žEstes botões ecológicos biodegradáveis são fabricados em Portugal pela Louropel, empresa portuguesa que detêm uma “tecnologia patenteada única no mundo” e é a maior fabricante mundial de botões.

  • Ferro ou latão – são botões destinados a peças esportivas feitas em tecidos médios ou pesados. Atualmente a maioria dos botões metálicos são fabricados de ligas, ou seja misturas de diferentes metais.

  • Plástico – são muito utilizados em roupas sportwear devido à sua praticidade.

Botões Fixos e Flexíveis ž – são os botões usados nas peças jeans. São botões de pé, para facilitar o abotoamento. Para tecidos mais pesados utiliza-se o botão flexível, que tem uma base móvel, para que o ato de abotoar seja mais facilitado ainda.

Botões Invisíveis – esses botões são geralmente metálicos e têm um ímã interno, fazendo com que as duas partes se unam facilmente. É muito utilizado em acessórios como bolsas, pois é prático e não aparece do lado externo.


1.016 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
blog.png
bottom of page