O MUNDO DAS PEROLAS

04.03.2016

 

O mundo das Perolas

 

As pérolas também podem ser obtidas de forma artificial, através de cultivo, para isso, insere-se no interior da ostra perlífera, entre o manto e a concha, um objeto minúsculo, causando uma pequena inflamação. É o envolver desse objeto com sucessivas camadas de madrepérola que forma a pérola. Estima-se que as pérolas podem durar até 150 anos, entretanto uma pérola natural com cerca de 2 mil anos foi descoberta recentemente durante escavações arqueológicas em uma zona aborígene do oeste da Austrália.

 

 

 

Jazidas

As pérolas de melhor qualidade encontram-se no Golfo Pérsico (pérola do oriente). Existe também produção na Índia e Sri Lanka, na Austrália, no Taiti e na América Central. As pérolas cultivadas são produzidas em larga escala no Japão.

 

Cuidados com a pérola

As pérolas têm que ser guardadas separadamente das outras peças, envolvidas em tecido. Limpe-as com um pano úmido e evite produtos químicos da casa, como por exemplo, produtos para os cabelos, cosméticos e perfumes, pois tiram o brilho das pérolas

 

Propriedades físicas

Grupo: Pérola

Composição: carbonato de cálcio, mat.orgânica e água (84-92%, 4-13% e 3-4%)

Densidade(g/cm³): 2,60 - 2,78

Dureza (Mohs): 3 - 4

Transparência: Translúcido a opaco

Cor: creme, dourada, verde, azul, negra

Origem: Índia e Sri Lanka, Austrália

Índice de refração: 1,52 - 1,66

As pérolas dos Mares do Sul (Pacífico) são as maiores e mais raras de todas.

 

As pérolas negras ou Pérolas do Taiti podem ter um tom cinza claro ou um arco-íris de cores (típico da madrepérola).

 

 

 

A pérola na históri

A pérola sempre foi muito apreciada ao longo da história da humanidade, um exemplo disso foi o facto de no apogeu do Império Romano, quando a febre das pérolas estava no auge, Júlio César, conhecido pelas suas conquistas amorosas, ofereceu a Servília, uma pérola no valor de seis milhões de sestércios. Também o general romano Vitélio, estando cheio de dividas, roubou um brinco de pérola à sua mãe, para poder financiar o seu regresso ao exército [2] .O mundo das Perolas As pérolas também podem ser obtidas de forma artificial, através de cultivo, para isso, insere-se no interior da ostra perlífera, entre o manto e a concha, um objeto minúsculo, causando uma pequena inflamação. É o envolver desse objeto com sucessivas camadas de madrepérola que forma a pérola. Estima-se que as pérolas podem durar até 150 anos, entretanto uma pérola natural com cerca de 2 mil anos foi descoberta recentemente durante escavações arqueológicas em uma zona aborígene do oeste da Austrália. JazidasAs pérolas de melhor qualidade encontram-se no Golfo Pérsico (pérola do oriente). Existe também produção na Índia e Sri Lanka, na Austrália, no Taiti e na América Central. As pérolas cultivadas são produzidas em larga escala no Japão. Cuidados com a pérolaAs pérolas têm que ser guardadas separadamente das outras peças, envolvidas em tecido. Limpe-as com um pano úmido e evite produtos químicos da casa, como por exemplo, produtos para os cabelos, cosméticos e perfumes, pois tiram o brilho das pérolas Propriedades físicasGrupo: PérolaComposição: carbonato de cálcio, mat.orgânica e água (84-92%, 4-13% e 3-4%)Densidade(g/cm³): 2,60 - 2,78Dureza (Mohs): 3 - 4Transparência: Translúcido a opacoCor: creme, dourada, verde, azul, negraOrigem: Índia e Sri Lanka, AustráliaÍndice de refração: 1,52 - 1,66As pérolas dos Mares do Sul (Pacífico) são as maiores e mais raras de todas. As pérolas negras ou Pérolas do Taiti podem ter um tom cinza claro ou um arco-íris de cores (típico da madrepérola). A pérola na históriA pérola sempre foi muito apreciada ao longo da história da humanidade, um exemplo disso foi o facto de no apogeu do Império Romano, quando a febre das pérolas estava no auge, Júlio César, conhecido pelas suas conquistas amorosas, ofereceu a Servília, uma pérola no valor de seis milhões de sestércios. Também o general romano Vitélio, estando cheio de dividas, roubou um brinco de pérola à sua mãe, para poder financiar o seu regresso ao exército [2] .

Please reload

August 19, 2019

July 31, 2019

July 26, 2019

July 16, 2019