Saiba mais sobre Aviamentos!

Aviamentos são os materiais necessários à conclusão de uma peça de roupa no que diz respeito à funcionalidade e/ou adorno desta peça.
A indústria de aviamentos está no final do elo que une a cadeia têxtil e tem papel fundamental na confecção do vestuário. Para desenvolver uma linha de produtos específica que estará nos desfiles da temporada, a indústria começa a produzir com pelo menos quatro meses de antecedência, para que as empresas tenham tempo suficiente de inserir os aviamentos em todas as roupas da coleção.
A indústria de aviamentos no Brasil evoluiu muito nos últimos anos. Atualmente, além de produzir materiais básicos e funcionais, ela também desenvolve aviamentos decorativos que valorizam muito as peças.
Todos os anos, a indústria de aviamentos define suas verbas de marketing pensando nos apoios e patrocínios que serão fechados ao longo do semestre. Este trabalho é feito com bastante antecedência, porque além do investimento em dinheiro, muitas empresas desenvolvem produtos exclusivos para cada estilista, demandando tempo e atenção constante de uma equipe profissional, designada só para cuidar do novo produto.
O tipo de tecido da roupa determina os tipos de aviamentos a serem utilizados. Para peças leves, deve-se escolher aviamentos leves e peças de tecidos mais encorpados aceitam aviamentos um pouco mais pesados.
Grande parte das peças de vestuário necessitam de algum tipo de aviamento, por isso é fundamental que o designer conheça o que o mercado oferece. Existem duas categorias de aviamentos:De complemento: são botões, elásticos, cordonês, entretelas, etc; Decorativos:galões, etiquetas, franjas, ilhoses, bordados, miçangas, entre outros.
Zíper – o zíper é um aviamento muito utilizado e são encontrados diversos tipos no mercado, caracterizando-se quanto ao material de que é fabricado, quanto à sua estrutura e quanto ao modelo, determinando um tipo de zíper para cada finalidade. A medida do zíper é em centímetros (cm).Quanto ao material, podem ser: Sintético com dentes de nylon – é um zíper leve e mais delicado, utilizado em roupas de tecidos de leves à médios.Zíper de material sintético com dentes de nylon de algodão com dentes de metal – é um zíper mais pesado, por causa do metal. É utilizado em roupas de tecidos médios a pesados.Zíper de algodão com os dentes de metal Quanto à estrutura, podem ser:Fino – pode ser tanto sintético quanto de algodão.
O que o torna mais fino são os dentes que são menores. Zíper fino para peças mais delicadas Médio – pode ser sintético ou de algodão e os dentes são um pouco maiores do que no zíper fino.Zíper de largura média Reforçado – como o nome já diz, os dentes deste tipo de zíper são bem reforçados. Destina-se a roupas de tecidos pesados. Também pode ser fabricado em material sintético ou de algodão.Zíper com os dentes reforçados, para tecidos pesados Quanto ao modelo, podem ser:Comum – é o zíper médio, aquele que se adéqua à maioria das peças de roupa casuais, usadas no dia-a-dia. É o mais vendido no mercado. Zíper comum Invisível – é um zíper extremamente delicado, indicado para roupas igualmente delicadas.
Os seus dentes ficam para o lado interno, fazendo com que o zíper não fique visível no lado externo da roupa. É fabricado em material sintético.
Zíper invisível Aparente (encaixe) – é um zíper pesado, podendo ser fabricado em material sintético ou algodão.
A sua particularidade é que tem um sistema de encaixe na parte inferior, que permite soltar as duas partes do zíper. Muito utilizado para agasalhos esportivos, mas também é bastante utilizados em peças de moda.